O segredo de uma obra bem-sucedida: Produtividade e Gestão

Você sabia que planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empresa e executar um projeto é uma tarefa complexa. É de extrema importância que profissionais capacitados façam a gestão do empreendimento, acompanhando todas as etapas do processo e garantindo o bom andamento das operações.

E na construção civil não é diferente, pois as obras também são executadas por um tempo determinado e por isso precisam de um planejamento para que sua execução seja feita com qualidade e o objetivo final atingido.

A produtividade e a gestão interferem diretamente no sucesso de uma empresa. Para entender melhor o impacto que elas têm em uma organização, vamos explicar um pouco o que cada um significa e como elas são empregados em obras de sucesso.

O que é a produtividade?

A produtividade pode ser designada como o resultado de um projeto que deu certo, ou seja, algo que foi rentável para a empresa. é a relação da capacidade de produção com o tempo. Está diretamente relacionado à eficiência de uma organização. Não está associada somente a maior quantidade produzida, mas também à qualidade dos produtos, serviços e mão de obra.

O que é gestão aliada ao sucesso?

A gestão pode ser definida como o gerenciamento de qualquer tipo de organização. Ela está diretamente relacionada com a produtividade. Os gestores elaboram e implementam planos de negócios sempre com o intuito de obter maior lucro para a empresa. Sem uma gestão de qualidade nenhuma organização terá futuro.

Como aplicar nas obras a produtividade e a gestão?

Uma obra também é um tipo de organização, pois, afinal, ela é uma “empresa” temporária com um objetivo final. Por isso, os conceitos de produtividade e a gestão podem se estender a ela. Mas como aplicar na prática?

Toda obra possui um planejamento, um prazo a ser cumprido e um objetivo final. A produtividade entra nesse campo para utilizar ferramentas que auxiliem em um melhor desempenho do projeto. O processo construtivo pode ser melhor se houver uma boa gestão.

A produtividade na construção civil está intimamente ligada ao bom uso dos recursos materiais, como máquinas, mão de obra e equipamentos.

Já a gestão de uma obra precisa ser avaliada de maneira global, englobando todos os processos envolvidos e a dependência que ocorre entre eles. Analisando ainda a gestão local, com o intuito de estudar processo a processo para encontrar sempre a melhor solução.

A gestão no canteiro de obras não está relacionada somente às técnicas de produção, mas, sim, à administração das diversas atividades que estão entrelaçadas e necessitam de êxito na execução. O gestor de obras precisa ter conhecimento sobre todas as atividades que estão sendo desenvolvidas e montar um planejamento adequado a partir disso.  Por isso, é importante que se tenha cuidado com o material de terceiros nos processos de montagem, desmontagem e transporte, para que os custos com indenização na devolução sejam minimizados e não comprometam a rentabilidade da nova obra.

Siga em nossas redes sociais:

Mais Notícias:

FALE COM NOSSOS CONSULTORES

Logo Altura Andaimes sem slogan (1)

ONDE ESTAMOS

SÃO PAULO

Av. da Ruyce Ferraz Alvim, 2056 – Serraria, Diadema
(11) 5564-6922
(11) 9 9104-7786
contato@alturaandaimes.com.br

BELO HORIZONTE

R. Caldas da Rainha,
2.037 - São Francisco
(31) 3497-5010
(31) 9 8480-6121 contatobh@alturaandaimes.com.br

SOBRE NÓS

Especializada na locação e montagem de andaimes para trabalhos verticais, a Altura Andaimes atua em Minas Gerais e em São Paulo em segmentos variados, de manutenção industrial à predial.

Política de Privacidade e Termos de Uso

2021© Todos os direitos reservados

Open chat
Olá! Posso ajudar?