Uma professora da Universidade de Warwick, no Reino Unido, levou para um outro nível a questão do design e arquiteturas inspiradas na natureza. Wanda Lewis pensou em projetos de estruturas como pontes e viadutos que sejam indestrutíveis. O processo já ganhou nomes como “busca pela forma” e “geração de forma”. O conceito diz respeito à construção de estruturas rígidas seguindo uma forma natural, sendo sustentadas por forças da própria natureza.

A técnica pode dar início à implementação de projetos de pontes e outras estruturas que conseguem arcar com praticamente todas as combinações de cargas permanentes sem gerar tensões muito complexas e ter conferidas mais durabilidade e segurança. O desenho das formas de uma árvore, de uma folha, de uma concha são exemplos de projetos com design que agregam como características a eficiência e a durabilidade.  

Wanda Lewis ainda defende que a estética deve estar à serviço da funcionalidade e da segurança e não o contrário. Ela ainda afirma que nosso senso estético para construir é muito condicionado a seguir as formas da natureza.Nós somos programados para pensar em formas como arcos circulares ou cúpulas esféricas para aplicar em projetos, principalmente aqueles que estão intrinsecamente ligados à questão da segurança e solidez.

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.