NR 18 - Qual o significado dessa norma? - Altura Andaimes

As Normas Regulamentadoras foram feitas para regular e fornecer orientações para empresas sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Para o serviço de andaimes, as empresas precisam seguir a NR 18. Neste post te explicamos os principais significados dessa regra.

Mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre as Normas Regulamentadoras

Essas normas devem ser seguidas obrigatoriamente pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário. Assim, essas empresas e  todos seus empregados precisam seguir regras, que garantem a segurança de todos.

O que é a NR 18?

A NR 18 indica uma série de diretrizes quanto a administração, planejamento e segurança nas condições de trabalho na indústria da construção. Essas normas servem para garantir melhores condições de trabalho e medidas de controle e sistemas preventivos de segurança na atividade.

Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Um dos principais pontos dessa norma é a proibição da entrada ou permanência de trabalhadores em obras que não estejam de acordo com as medidas previstas para cada fase da obra.

Para trabalhos com andaimes e plataformas de trabalho, o item 18.15 da NR 18 estabelece algumas condições específicas: a primeira delas é a obrigatoriedade de o serviço ser feito por um profissional habilitado para tal.

Confira algumas regras da NR 18.15:

  • 18.15.2: A montagem do andaime deve considerar a carga que ele irá suportar;
  • 18.15.5: Os materiais usados na confecção dos andaimes devem ser de boa qualidade, sem defeitos que podem comprometer sua resistência;
  • 18.15.7: Nenhum dispositivo de segurança dos andaimes pode ser retirado durante a atividade;
  • 18.15.8: É proibido usar escada sobre os andaimes para atingir lugares mais altos;
  • 18.15.41: Todo equipamento precisa ter o guarda-corpo e rodapé;

A NR 18 é um documento bastante rigoroso e importante para a construção civil, pois assegura melhores condições de trabalho para os funcionários.

Para conferir mais sobre essa norma regulamentadora, veja o site do Ministério do Trabalho e Previdência Social: http://goo.gl/iePeqk

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.