madeira cimentada

Madeira e concreto são dois materiais muito utilizados na construção e, em geral, são usados separadamente. No entanto, uma nova combinação vem ganhando o gosto de engenheiros e arquitetos: usar madeira e concreto misturados. Dessa mistura nasce a madeira cimentada.

Diferente do concreto tradicional, que o agregado é feito de terra e areia, esse material tem o agregado substituído por madeira moída bem fina, criando um híbrido entre a madeira e o cimento.

A combinação dos dois elementos tem sido desenvolvida por pesquisadores suíços, os quais estão fabricando concreto utilizado em alvenarias estruturais  de modo que ele contenha uma alta concentração de madeira. Em diversas misturas, o volume fracionado de madeira utilizado é maior do que até mesmo 50% do volume total.

Segundo os pesquisadores, esse material de construção apresenta bom retardamento do fogo e também age como isolante térmico de ambientes. Ele também é bastante leve, sendo o peso quase metade do peso do concreto convencional.

Além desses benefícios, a madeira cimentada é feita, em sua grande maioria, de materiais advindos de fontes renováveis, o que possibilita a utilização dos resíduos como matéria prima na produção de calor ou eletricidade.

Apesar de bastante inovador, esse híbrido não é um produto novo. Ele já era utilizado há mais de 100 anos na alvenaria de vedação – estruturas que suportam somente o próprio peso -, no entanto, os pesquisadores acreditaram que era possível aplicá-lo em outras estruturas, como a alvenaria estrutural.

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.