etapas da construção de edifícios

Construir uma obra não é uma tarefa simples, principalmente grandes construções, como prédios. Desde a escolha do terreno até a finalização do projeto, é preciso estar atento e bem planejado para que tudo saia da melhor maneira possível. Para isso, é ideal entender quais são as etapas da construção de edifícios e como funciona cada uma.

Terreno

A escolha do terreno é o primeiro e mais fundamental passo de toda a obra, já que é a partir dela que todo processo se desenvolverá. Para escolher um bom terreno, é necessário se atentar a alguns detalhes como o preço em relação ao m², as características do solo – se é propício para a construção ou se será necessária alguma intervenção como compactação – e a posição em relação ao sol – a luz nascente favorece a iluminação na residência.
Outro aspecto importante é em relação ao bairro onde o terreno se localiza. Detalhes como a infraestrutura sanitária, o fornecimento de água e energia elétrica e a localização em relação a zonas comerciais – farmácias, padarias, supermercados e afins – são de extrema importância. A segurança, iluminação e pavimentação do local também devem ser levadas em consideração.

Projeto de arquitetura

É a partir do projeto de arquitetura que se inicia de fato o planejamento da obra. Para se contratar um escritório de arquitetura deve-se fazer uma pesquisa de preço e levar em conta o portfólio dos projetos. O escritório contratado será responsável por fazer um anteprojeto e ao ser aprovado, o projeto será desenvolvido com todos os detalhamentos, desde a planta da casa até uso de imagens 3D.
Para dar andamento a obra, é necessário que a prefeitura aprove o projeto de arquitetura, já que ele precisa estar de acordo com o código de obras do município.

3-Projetos complementares

Com o projeto de arquitetura definido, é preciso contratar serviços de estruturas, execução e instalações elétricas e hidrossanitárias.

4- Orçamentos da obra

Orçar a obra é uma das partes mais importantes, tanto para a boa elaboração do projeto quanto para o bolso de quem está realizando o empreendimento. Nessa etapa, é necessário saber todos os materiais que serão utilizados na construção e a partir de então, pode-se fazer um levantamento quantitativo e orçamentário.
É importante não esquecer de levar em consideração os gastos com a compra do terreno, os custos dos projetos e da mão de obra.

5- Planejamento da obra

O planejamento nada mais é do que o roteiro da obra, com estipulação de prazos e dos custos de cada etapa. Para um bom planejamento, é ideal fazer um calendário com data de início e previsão final da construção. Existem alguns softwares que podem ajudar nesse processo ou, ainda, um engenheiro de planejamento.

6- Serviços preliminares

É aqui que a obra se inicia de fato. Nessa etapa, ocorre toda a preparação do espaço, como limpeza do terreno, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem. Em seguida, é feita a montagem do gabarito da obra – molde para traçar o espaço e as formas do edifício – e a definição dos eixos de execução das fundações.

7- Infraestrutura ou fundações

A infraestrutura da obra é o que sustenta a obra e ela depende de diversos fatores, como o tipo de edificação, a carga do edifício, o tipo de solo e a profundidade do lençol freático.

8- Alvenaria

Na alvenaria, é feita a estrutura da obra e o levantamento de paredes e vedações. A estrutura é o alicerce do prédio, responsável por toda a sustentação da obra. Esse processo se dedica à construção dos pilares, vigas e lajes e pode ser feito em concreto armado, aço – principalmente em galpões e indústrias – ou alvenaria estrutural.

As paredes e vedação é a parte de fechamento da obra, na qual se levanta as separações entre os cômodos e se executa as vedações e os rebocos necessários. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado).

9- Cobertura

A construção da cobertura é a etapa referente à proteção do empreendimento. Ela pode ser feita tanto na forma de telhado como de laje superior. A definição da cobertura será feita no projeto, determinando o tipo e o material que será usado.

10-  Instalações

A etapa de instalações se subdivide em três partes: instalações hidrossanitárias, elétricas e complementares.

Instalações hidrossanitárias: instalações de rede de água fria e de água quente e de esgoto primário e secundário. A execução dessa etapa exige atenção, para que não haja vazamentos futuros.
Instalações elétricas: passagem dos eletrodutos, fios e cabos, instalação  das tomadas e interruptores da edificação. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor.
Instalações complementares: aqui se realiza as instalações de TV, internet, gás, ar condicionado e afins.

Acabamentos e revestimentos

Nessa etapa se realiza os assentamentos de piso e a regularização das paredes. Os acabamentos e revestimentos são essenciais para proteger as vedações, dar resistência e tornar as superfícies esteticamente melhores.

Portas e janelas

Tecnicamente chamada de esquadrias, as portas e janelas já fazem parte das estruturas finais da edificação e devem ser instaladas de acordo com as especificações – modelos e dimensões – presentes no projeto.

13- Pintura

Essa etapa consiste na pintura das partes internas, externas e a aplicação das texturas. No caso dos edifícios, é instalado um andaime para que essa operação seja realizada e, com a ajuda de uma polia, o material é transportado verticalmente. Para se executar essa etapa é preciso preparar as paredes, pisos e tetos, aplicar selador, aplicar massa corrida e fazer a pintura com tinta em duas ou três demãos.

Louças e metais

Instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro, armários planejados e demais estruturas.

Áreas externas

As áreas externas podem ser compostas de piscinas, jardins, churrasqueiras, quadras poliesportivas e áreas de lazer. É nessa etapa o momento para a construção desses projetos.

Finalização

Ao fim da obra com todas as etapas concluídas, é hora de realizar a limpeza bem feita do edifício e fazer o teste de todas as instalações para certificar-se de que tudo está funcionando. Então, é só se preparar para receber os moradores.



Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.