Até onde um prédio pode ir? Será que existe a possibilidade de erguer um arranha-céu indefinidamente ou há de fato um limite para restringir a altura? A resposta prontamente dada pelos especialista é a de que existem muitas restrições que impedem os prédios de serem erguidos até uma altura vertiginosa. E essas limitações não se restringem somente ao aspecto da altura, mas diz respeito também a materiais, possibilidades de acesso em alturas, condições de trabalho humano, tecnologia e segurança dos elevadores e outros. Outra questão a acrescentar é o investimento.

Para se construir um prédio tão alto, é preciso ter condições financeiras para tal. Na teoria, um edifício poderia ser construído até atingir 8848m, o tamanho aproximado do Monte Everest do nível do mar ao topo. Falando na base da montanha, mede-se, por meio de cálculos teóricos, uma quilometragem de 4100 quilômetros quadrados, o que para um prédio é um tamanho absurdo, mesmo tendo um núcleo vazio, oco.

Mas, como isso não passa de teoria, provavelmente na prática nada seria tão grande de fato. Não é possível, por enquanto, precisar ou realmente saber como seria o prédio mais alto executável. Isso porque depende de muitas variáveis como investimento, materiais, cálculos estruturais, segurança, dinâmica de elevadores, iluminação natural, influência do meio ambiente, etc. Talvez, no futuro, ressoando com alguma tecnologia apropriada, essa resposta chegue até nós.  

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.