arcos

Desde a antiguidade, os arcos são elementos bastante presentes nas construções e no visual das cidades. E apesar de vários povos como o egípcio, o babilônio e o grego lançarem mão dessa forma, foram os romanos que utilizaram esta forma em muitas de suas obras, mesmo sem lançar mãos de cálculos estruturais em registro no papel. Assim, as antigas civilizações ergueram obras gigantescas e complexas usando os arcos.

Atualmente, os arcos também são vistos em larga escala por aí, uma vez que estão sempre presentes no planejamento arquitetônico e também nos canteiros de obra.Muito da popularidade dos arcos se deve a sua resistência, principalmente a grandes esforços e compressões. Essa característica torna bastante viável a constituição de vãos construtivos com o uso de materiais de baixa resistência à tração.

Anterior ao uso do aço e de outras matérias mais resistentes à tração, essas estrutyras eram muitíssimo comuns, já que os materiais disponíveis eram granulares ou rochosos, estes resistem apenas a esforços de compressão. Existe nos arcos o conceito de Linha de Pressão, uma forma de arco que designa um único esforço que é o da compressão. E como os materiais são resistentes a esse esforço, são estruturas fáceis de reproduzir. Esta é uma das respostas cabíveis às perguntas que questionam construções tão complexas e conhecimentos tão avançados utilizados pelas antigas civilizações.

 

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.