Andaimes Fachadeiros - Quando usar? - Altura Andaimes

Muitos trabalhos em altura requerem equipamentos que deem mobilidade ao trabalhador, para que ele possa circular pelas plataformas sem comprometer a sua segurança. Para esse tipo de serviço, os andaimes fachadeiros são a solução.

Usos e vantagens

Esses equipamentos são utilizados para trabalhos em ambientes externos, como manutenções e reformas de fachadas, pintura e revestimento de fachadas e edificações, manutenções prediais, industriais e residenciais, montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas e vários outros serviços.

Por possuírem encaixes simples, a montagem dos andaimes fachadeiros não necessita uso de ferramentas especiais. Apesar disso, é preciso estar atento à fixação correta do equipamento na edificação a ser reformada. Os módulos do primeiro andar de trabalho devem estar nivelados e fixados para a montagem dos andares superiores.

Essa configuração de suas plataformas permite o deslocamento dos operários em diversos níveis, fazendo com que esse tipo de andaime possa ser montado em diversos formatos, possibilitando amplo leque de serviços.

Usar andaimes fachadeiros em uma obra traz muitas vantagens. Uma delas é o trabalho simultâneo de vários operários, o que aumenta a produtividade e diminui o tempo da obra. A segurança para os trabalhadores também aumenta, já que sua estrutura tubular adapta a qualquer desenho arquitetônico e seus EPIs garantem maior equilíbrio e facilidade de circulação.

Segurança em andaimes fachadeiros

Os andaimes fachadeiros proporcionam muita segurança para seus operadores, quando de acordo com a NR 18. Essa norma regularizadora define várias especificações quanto ao uso de qualquer tipo de andaime: os andaimes devem dispor de rodapé com 20cm de altura ou guarda-corpo com 1,20m; os vãos entre as travessas devem ser telados; o acesso aos andaimes deve ocorrer por meio de escadas incorporadas a sua estrutura.

Toda estrutura do andaime fachadeiro deve ser preso na fachada por meio de cabos de aço, que devem ser amarrados nos próprios pilares da estrutura.

Andaimes Fachadeiros - Altura Andaimes

Estrutura e materiais

Todo o material utilizado para a montagem dos andaimes fachadeiros deve ser de ótima qualidade. O piso de trabalho pode ser totalmente metálico ou misto (estrutura metálica com forração de madeira) e antiderrapante, nivelado e fixado de modo resistente e seguro.

Para realizar serviços nesse tipo de andaime, os operários devem ser qualificados, ter recebido treinamento específico e estarem portando seus Equipamentos de Proteção Individuais. Essas especificações trazem mais segurança para todos os trabalhadores da obra.

Outro ponto que deve-se ficar atento é a carga máxima permitida nas plataformas de trabalho. Essas cargas devem ser distribuídas igualmente pelas plataformas, para não concentrar peso em um só lugar e não dificultar a circulação dos trabalhadores.

A segurança nos andaimes fachadeiros está interligada à qualidade dos produtos utilizados. Por isso, ao alugar um andaime, tenha certeza de que eles estão em boas condições de uso e de acordo com a NR-18.

Entre em contato com a Altura Andaimes e alugue os melhores equipamentos para a sua obra.

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.