Há várias medidas que se deve tomar para ter um canteiro de obras organizado e otimizado, como o aluguel de equipamentos, a limpeza do local e o armazenamento correto de materiais. Mas além disso, devemos prestar atenção também se a estrutura da obra em si é condizente com o trabalho que está sendo feito. Por isso, uma coisa fundamental a ser observado são os tipos de espaços que compõem o canteiro de obras. Alguns deles são essenciais:

 

1- Escritório.

Um escritório de obras é o que possibilita à equipe a execução de trabalhos administrativos e um controle técnico mais apurado.

 

2- Sanitário.

Este local deve ser preparado para o pessoal que trabalha no canteiro e deve permitir a instalação de chuveiroe boxes para banho. Pode ser um local em espaço próprio ou integrado a alguma construção.

 

3- Refeitório e alojamento.

São espaços reservados para a vivência onde as pessoas descansam, comem e se socializam.

 

4- Casa de viga.

É o espaço reservado para o funcionário responsável pela vigilância da obra. Geralmente, trata-se de uma construção simples.

 

5- Tapume.

Este espaço está intrinsecamente ligado à segurança de toda a obra. É a solução para impedir a entrada de pessoas não autorizadas, bem como a retirada indevida de equipamentos, ferramentas e materiais do canteiro.

14171

6- Almoxarifado.

É onde se armazena os materiais. Toda obra deve possuir um local limpo e organizado com a função

de guardar o que for preciso de modo seguro.

 

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.