Nas últimas décadas, o conceito de sustentabilidade tomou conta das obras arquitetônicas e dos canteiros de obras. Encarado como o princípio no qual o uso dos recursos naturais não comprometa o equilíbrio e a satisfação de necessidades futuras, ela está presente em construções de tamanhos e em lugares variados. Com isso, preparamos uma lista para mostrar a última classificação (2016) da Comissão do Meio Ambiente do American Institute of Architects (AIA), que realiza o programa COTE Top Ten Awards, percorrendo países em busca dos melhores “edifícios verdes”.

 

  1. University of Wyoming – Visual Arts Facility, Laramie, Wyoming

Neste prédio há a implementação de um tipo de “armadilha de resíduos” que impede que tintas e demais produtos químicos se juntem às águas residuais e sensores. Além disso, há sensores para manter as luzes apagadas quando não estão em uso. Até mesmo as pedras utilizadas na construção são pedras extraídas das proximidades.

  1. HEB at Mueller, Austin

Esta loja gasta 64% menos energia que as outras. Isso porque a iluminação fica por conta de painéis solares gerando 39 milhões de kW/h de energia renovável ao ano. É muita coisa. A construção é a primeira dos EUA a utilizar gás propano nos seus frigoríficos, economizando 95% de energia que o habitual.

 

  1. Exploratorium at Pier 15, San Francisco

Por estar em um cais, o museu aproveita a baía de São Francisco para ativar seu aquecimento e resfriamento. Seu telhado ainda é coberto por painéis solares.

 

  1. Center for Sustainable Landscapes (CSL)

Ele é conhecido como o “prédio mais verde do mundo”. Isso porque 100% das energias empregadas no seu funcionamento são renováveis. Além disso, a construção é net-zero water o que quer dizer que todo o seu esgoto é limpo e filtrado para ser reutilizado em vasos sanitários e a água da chuva é capturada em um tanque de 60 mil litros de capacidade.

  1. Biosciences Research Building (BRB)

Esta construção abriga um centro de investigação na Irlanda. Os laboratórios estão localizados no centro do edifício que também possui escritórios e secretarias ao redor, por isso é possível apenas abrir janelas em vez de lançar mão de ventilação mecânica.

Escreva um comentário:

*

Seu e-mail não sera divulgado.

2016 ® Altura Andaimes - Todos os direitos reservados.